![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNupd5CBP71V9_51URJmUt6CQJ7bzKa2MgeBas55sd3tJLWS4JHIPxz4eA24h7zH0IBMOe30F7yE9y_lKGORFxxHsXj7GuZg9qXPciiTzejucX5Nq21HI7rFnoaieEc6uoH5_ozRsBZlM/s400/Natal+011.jpg)
Na foto vê-se meu bonsai de figueira em novembro de 2011.
O Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai) significa "árvore em bandeja". É a arte de se cultivar árvores frutíferas ou não em pequenos vasos rasos.
A história do Bonsai mais aceita entre os cultivadores do mundo todo, é a de que há milhares de anos, na China, os homens mais ricos e cultos saiam das cidades, buscando maior contato com a natureza. O intuito era seguir para as montanhas e lá contemplar todos os fenômenos naturais, tudo isso visando atingir a harmonia e a tranquilidade do espírito.
Em meio às matas, esses chineses encontravam muitas espécies de árvores de tamanho menor. Eles as chamavam de árvores-anãs. As formas em miniatura fascinaram tanto, que começaram a retirá-las das florestas e cultivá-las em vasos.
Inicialmente, as árvores em miniatura eram mantidas como eram encontradas, sendo apenas transplantadas para vasos. No entanto, com o tempo, foram surgindo, de forma gradual e lenta, técnicas que visavam aprimorar o formato dos pequenos exemplares.
Essas miniaturas passaram a ser chamadas pun sai. Muitos acreditavam que os chineses, os quais deram início ao que seria o primeiro bonsai, não eram apenas ricos, mas estavam relacionados diretamente a religião. Afirmam que se tratavam de monges taoístas, que admiravam essas pequenas árvores, devido aos seus sinais de velhice e de luta pela sobrevivência contra as adversidades da natureza. (http://artedobonsai.com.br)