quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

VIDA SUSTENTÁVEL


A quatro anos venho mudando meus hábitos para ter uma vida mais sustentável, utilizando de maneira mais econômica os suprimentos de que necessito para viver. Comecei comprando novas lâmpadas para a casa, fluorescentes, as mais econômicas e de maior durabilidade. Depois foi a reciclagem do lixo. Separei meu lixo orgânico que a cada dia está menor. De quatro anos para cá meu lixo que era de 40 litros diários, agora se resume a até 250 ml por dia. Faço o possível para que as pessoas da casa não deixem comida no prato e utilizo toda a comida que faço, não deixando que ela vá para o lixo. Essa atitude diminui o lixo orgânico jogado fora, não causando mal cheiro, diminuindo o trabalho de coleta. Borra de café, cascas de frutas, legumes e cascas de ovos são misturados à terra vegetal para fazer adubo para as plantas. As verduras são quase todas aproveitadas, inclusive os talos.
Esse lixo orgânico é jogado num saquinho de papel de pão, não uso sacos plásticos, nem compro, nem pego de graça nas lojas onde compro qualquer artigo. Nas lixeiras dos banheiros também utilizo o saco de papel de pão. Aliás, exijo que o pão seja comprado em padarias que utilizam o saco de papel, pois preciso muito dele.
Nem preciso dizer que as eco bags, e tenho muitas, estão sempre comigo quando saio na rua.
O lixo reciclado ainda não consigo separar completamente por falta de espaço e lixeiras próprias, mas esse ano meu objetivo é esse. Muitos materiais de reciclagem são aproveitados para artesanato que eu mesma faço. Assim que eu puder separar todo o lixo vou poder separar produtos para outros artesãos. Hoje tenho que levar meu lixo reciclado para outro bairro onde é coletado corretamente, pois no meu bairro ainda não passa caminhão de coleta seletiva, mas não vejo isso como trabalho, tenho satisfação de dar um fim correto para esse lixo. Pilhas, baterias, celulares, materiais eletrônicos levo aos locais destinados para reciclagem correta.
Esse ano comprei uma nova máquina de lavar roupas que me dá recurso para reciclar a água para lavagem do quintal, ou lavagem de outras roupas. Além disso ela tem capacidade de lavar mais roupas que a antiga, gastando menos energia e aproveitando bem a água e sabão.
Do óleo de cozinha faço sabão em pedra. Compro poucos produtos de limpeza, prefiro os multiuso ao invés de comprar muitos ítens diferentes. Gasto menos e a limpeza é a mesma.
As pessoas da casa são conscientizadas a gastar energia de maneira econômica, tomando banhos rápidos, não deixando torneiras abertas, nem vazando, usando menos água para higiene pessoal.
Essas idéias faço questão de passar para outras pessoas. Com essas atitudes fico tranquila sabendo que estou fazendo minha parte. Ter consciência ambiental faz uma GRANDE DIFERENÇA para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário